Funcionários da prefeitura de Conselheiro Lafaiete votaram a ter problema com o cartão-alimentação, em pelo menos um supermercado a cidade.
Desde esta quinta-feira 03/08 o Supermercado BH não está aceitando pagamento de compras com o cartão Convênio Cards. O aviso está afixado no supermercado, sem detalhar o motivo e nem se a decisão é temporária.
O Fato Real solicitou esclarecimento da Secretaria Municipal de Fazenda sobre o assunto, mas ainda não obteve resposta. No supermercado a resposta foi apenas que a suspensão é devida a problemas com empresa do cartão.
Problema antigo
Os problemas enfrentados com o cartão-alimentação são antigos e já foram objetos de várias reportagens.
Em setembro de 2022 a Administração Municipal mediante as reclamações informou que gestores e fiscais do contrato, após análise, procederam pela realização de notificações e solicitaram ao Departamento Jurídico instauração de Processo Administrativo em desfavor da empresa.
Mesmo assim os problemas prosseguiram e servidores relataram dificuldades de fazer suas compras.
Em abril de 2023 a situação foi denunciada na Câmara Municipal, com posicionamento do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Conselheiro Lafaiete e vários vereadores. Houve a sugestão de pedido ao prefeito, da quebra do contrato com a operadora Convênio Card.
Nos meses de maio e junho deste ano, durante movimento de greve, o fim do contrato com a empresa responsável pelo cartão-alimentação entrou na pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. A Administração informou que após recebimento de informações sobre descumprimento contratual, por parte da Convênios Cards, iniciou apuração dos fatos. Processo Administrativo foi instaurado, e, se comprovadas as irregularidades denunciadas pelos servidores, o contrato será rescindido.