Julho termina hoje. E para mim termina um dos meses mais enigmáticos da minha vida. Foram dias de intensas emoções, medos, insegurança, dor, alegria, euforia, felicidade. Mas com certeza chego ao final desse mês com a plena certeza de que é um tempo de agradecimento.
De um fim de semana que era para ser de lazer e descanso com minhas filhas, fui parar numa unidade de saúde, longe da minha cidade. Corri risco, senti dores e descobri uma rede imensa de proteção e cuidado. Por onde ando ouço: “Rezei por você”. E por isso, só posso agradecer.
Vivi dias inacreditavelmente gratificantes durante o FACE. Conheci pessoas, vi arte sendo feita com amor e desprendimento. Recebi declarações maravilhosas. Aplausos. Reconhecimento. “Muito merecida a homenagem”, ouvi diversas vezes. E por isso, sou grata.
Ganhei crônica. Poema. Recebi flores. Ouvi palavras de amor. Emocionei, chorei e sorri. Tirei fotos. Cantei e dancei no cortejo cultural. Troquei de lugar e virei notícia. Saí nos jornais, nos sites, nas rádios. Sentei entre as autoridades enquanto outros colegas faziam cerimonial. Tive minha foto inaugurada na seleta galeria de homenageados em exposição no Museu Perdigão. Obrigada a todos.
Ainda no FACE, expressei indignação. Fiz solicitações. Declarei meu amor pela arte e a cultura. Defendi minha profissão e me orgulhei dela; que me levou a ser escolhida para ceder meu nome ao troféu do melhor festival de teatro amador deste país. “A Gina é a voz desta cidade”, escutei agradecida.
Sei que foi pelo jornalismo que cheguei até aqui. Então obrigada a cada ouvinte e cada leitor que me acompanha nas rádios Carijós e no site Fato Real. Eu trabalho é por vocês. E hoje sei que compreendem a linguagem que criei para me comunicar com esta cidade. “Viva a Arte de Dar a Notícia” foi o tema do festival de teatro de 2023 e por esta homenagem serei sempre grata.
Julho acabou.
Hoje meu coração é só gratidão.
Gina Costa
Jornalista
