Uma grave denúncia foi feita neste final de semana em Congonhas, levando a Polícia Militar a duas pessoas suspeitas de terem se mudado e abandonado um cachorro dentro da casa, sem água e sem alimento, por mais de 30 dias. O animal morreu.
A denúncia foi feita pelo vereador Vanderlei Ferreira e registrada com detalhes através de vídeo. Na gravação o parlamentar, que atua na causa de proteção animal, mostra que além de a casa estar trancada, o animal estava também preso isolado em um dos cômodos da residência. No local existem rastros do sofrimento do cachorro e evidências de que ele tenha agonizado até a morte.
Vanderlei Ferreira denunciou o caso a PM e acionou a Secretaria de Meio Ambiente do município. Uma médica veterinária esteve local para fazer o laudo do óbito. “Sofreu demais este coitadinho. Sofreu até morrer”, lamentou o vereador, que disse que irá acompanhar o caso em todas as instâncias.
Os autores, caso comprovado o crime, podem ser enquadrados na Lei Federal nº 9.605/98 que estabelece pena de prisão e multa que podem ser aumentadas se o ato resultar na morte do animal.
A história comoveu muitas pessoas e em nossas redes sociais foram deixados relatos de tristeza e indignação e muitos pedidos por justiça.
“Esperamos que a justiça seja feita. Casos iguais a esse acontecem todos os dias, em Lafaiete com muita frequência. Porém ninguém quer denunciar, testemunhar ou revelar o autor. Muito difícil”, comentou o veterinário Enderson Barreto.
“Parabéns Vanderlei pelo trabalho, com certeza não podemos ficar omissos a estas situações. Enquanto não houver leis mais rígidas e aplicáveis não acabará este sofrimento com estes anjos indefesos que tanto nos dão seu amor sem esperar nada em troca”, pontuou a internauta Carmem Lúcia.