Aconteceu nessa terça-feira dia 25/07, assembleia do Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos – ECOTRES.
A Assembleia foi realizada em Conselheiro Lafaiete, coordenada pelo prefeito e presidente do consórcio, Mário Marcus.
Além dos prefeitos das cidades consorciadas, o encontro contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais professor Mateus Simões, do presidente da Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (AMMA) e prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio José Antônio Donato, do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alt6o Paraopeba (CISAP) e prefeito de Casa Grande Luiz Otávio. O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (AMALPA) e prefeito de Ouro Branco Hélio Campos, e diversas autoridades da região também participaram.
O Ecotres foi inicialmente constituído pelos municípios de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, mas outras cidades da região também são beneficiadas pelo consórcio, que é referência em destinação e tratamento de resíduos sólidos, beneficiando mais de 200 mil habitantes dos três municípios consorciados, além de atender a mais 23 municípios.
O vice-governador elogiou a organização regional por meio dos consórcios. Para Mateus Simões esta união facilita as ações de políticas públicas. “A vantagem de se reunir prefeitos é que você consegue tratar de temas de interesse regional, ao invés de tratar só do interesse de um município. Portanto na hora de alocar o recurso a gente sabe onde colocar este reforço para atender mais gente de uma vez só. Aqui hoje conversamos sobre a renovação da licença do Ecotres”, disse Mateus Simões.

“O encontro foi importante para discutir o desenvolvimento sustentável da região e o tratamento adequado dos resíduos sólidos, visando a preservação do meio ambiente”, pontuou o presidente da CDLCL, Edvaldo José Thereza.