Um grande público esteve na praça Tiradentes durante todo o dia, aplaudiu e se encantou com o colorido de cada grupo e principalmente com a grande presença de crianças nas guardas, sinal de renovação dos membros e continuidade da tradição.

O festival foi realizado pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Irmandade dos Congadeiros de Nossa Senhora do Rosário.

O evento contou com a participação das guardas de Lafaiete pertencentes a Irmandade Nossa Senhora do Rosário e de grupos visitantes.

O Festival de Congado de Conselheiro Lafaiete contou com a presença de diversas representações hierárquicas do Congado mineiro, dentre elas, a Rainha do Congo do Estado Maior de Minas, Izabel Cassimira, que mais uma vez prestigiou o festival e falou sobre sua importância cultural.

Este ano o Festival de Congado contou com a participação de 30 bandas; os componentes mais velho e mais novo receberam medalha e a guarda representada recebeu troféu.
O festival foi encerrado com uma celebração eucarística no Morro das Cruzes, ao lado da Capela de Santo Antônio, presidida pelo padre José Luiz da Silva, da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
