Moradores de Congonhas voltaram a enfrentar nesta quarta-feira (13) problemas com a poeira. Uma forte tempestade de poeira atingiu a cidade e há vários relatos de uma grande nuvem de poeira.
Não é a primeira vez que isso ocorre. Em junho de 2022 situação semelhante ocorreu, quando a cidade foi parcialmente coberta por uma nuvem de poeira no dia 27/06. Em setembro do mesmo ano, a Prefeitura de Congonhas por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e o Ministério Público se reuniram com representantes de várias mineradoras que atuam na cidade para cobrar das empresas união dos esforços, apoio e maior adesão ao plano de controle ambiental municipal.
Moradores voltaram a usar as redes sociais hoje para relatar o ocorrido e cobrar da prefeitura fiscalização nas mineradoras. Os relatos são de que isso ocorre há anos e é necessário um maior rigor na fiscalização e uma solução para o problema que causa impacto na saúde da população.
A “incidência elevada” de poeira hoje levou a prefeitura a emitir um comunicado informando que solicitou a paralisação das atividade das mineradoras e a intensificação de ações para controle ambiental.