Os trigêmeos do casal lafaietense Fabiano Francisco Lopes e Amanda Cristine Venâncio Teixeira Lopes chegaram nessa quinta-feira (15/6), e ainda fazendo pegadinha com os pais. Segundo Fabiano eles esperavam duas meninas e um menino, e para a surpresa nasceram dois meninos e uma menina! O Nicolas foi o primeiro a chegar 12h44, depois vieram os irmãos Anelise e João Lucas. Eles nasceram em Belo Horizonte por causa das peculiaridades que demandam um parto de trigêmeos.
“A Amanda já estava com os nomes na ponta da língua parecia que ela já até sabia”, declarou o Fabiano.
De acordo com o diretor clínico do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO) a probabilidade de uma mulher engravidar de trigêmeos naturalmente é de 1 para 6,4 mil gestações. Foi o que aconteceu com Amanda.
Estava nos planos do casal ter mais um filho, mas a gravidez não foi planejada, “na verdade a gente já tinha até a intenção de ter mais um filho porque nós já temos uma menina de sete anos, a Laura. Queríamos aproveitar a nossa faixa etária, a Amanda está com 30 anos e eu com 29 anos, íamos começar a pensar em aumentar a família esse ano”, explica Fabiano.
Surpresa

O lafaietense conta que no ultrassom da descoberta dos trigêmeos, antes do exame por já ter uma certa intimidade com o médico, numa conversa descontraída falou, “vamos ver se são um ou dois né doutor?” Acabou que eram três no final! Na hora que descobriu nós ficamos rindo no consultório e bem nervosos, mas a ficha está caindo só agora”, revela Fabiano.
O casal optou pelo pré-natal em Lafaiete que começou como alto risco. No final da gestação receberam a orientação de irem para Belo Horizonte porque a pressão da Amanda estava um pouco alta, ela teve uma pré-eclâmpsia, mas tudo ocorreu bem e todos nasceram com saúde.
Mais três em casa
Desde que descobriram a tripla gravidez Fabiano e Amanda tiveram que planejar uma reforma na casa em que moram no bairro Jardim Europa, construir mais quartos para receber a turminha nova. Foi aí que entraram os amigos da Maternidade São José, como a Renata Silva, “desde o começo quando ele chegou contando que seriam trigêmeos foi até difícil acreditar, eu acreditei porque vi o ultrassom, aí logo pensei que não seria fácil. No começo fizemos uma rifa e também um chá de fraldas. Foi gratificante. Muitas pessoas do hospital que trabalhamos participaram da ação. Agora no finalzinho da gestação, como já tem dias que eles estão no hospital em Belo Horizonte, veio a ideia da vaquinha online, e da divulgação”.

Os bebês nasceram prematuros e precisam de cuidados especiais. A Amanda vai permanecer em BH junto com um acompanhante e o Fabiano volta para Conselheiro Lafaiete para trabalhar, mas precisará ir a capital para visitar a família.
Para suprir as necessidades multiplicadas por três e a permanência inicial em Belo Horizonte é que será destinado o valor arrecadado pela a vaquinha.
Vakinha
Doe você também para a vaquinha Trigêmeos lafaietenses. Contribua pelo site do Vakinha: http://vaka.me.
Aline Perucci
Jornalista
Especial para o Fato Real.