A comunidade católica de Conselheiro Lafaiete se une para reverenciar nesta sexta-feira 16 de junho o Sagrado Coração de Jesus. A data é feriado em Lafaiete.
O ato da Entronização dos Sagrados Corações de Jesus e Maria é das maiores demonstrações fé do povo católico de Conselheiro Lafaiete. Milhares de famílias tradicionalmente acompanham a transmissão pelas emissoras de rádio a partir das 20h30. Motoristas e motociclistas participam da procissão motorizada, e devem respeitar as legislações de trânsito durante o trajeto.
Ao longo do dia várias missas são celebradas na Basílica.
Programação
- 6h e 8h: Missa solene.
- 10h: Celebração Eucarística na intenção do município de Conselheiro Lafaiete e suas autoridades, presidida por Dom Airton José dos Santos – Arcebispo de Mariana.
- 12h45: Solene adoração ao Santíssimo Sacramento.
- 14h: Missa presidida por Dom Raymundo Damasceno – Arcebispo Emérito de Aparecida.
- 16h: Missa presidida por Dom Darci José Nicioli – Arcebispo de Diamantina.
- 18h: Missa presidida por Dm Gil Antônio Moreira – Arcebispo de Juiz de Fora.
- 20h30: Entronização do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria nos lares pelas rádios Carijós 89,9 FM e 92,3 FM; Queluz 99.5 FM e outras rádios de Lafaiete e região.
Após a entronização haverá a procissão motorizada, saindo da Praça do Cristo, percorrendo as principais ruas da cidade indo até a Basílica, onde haverá a acolhida das imagens, benção dos veículos e apresentação dos cantores da Basílica.
Sem barulho
O pároco e reitor da Basílica, Padre Euder Daniane Canuto, faz uma observação importante. Embora tenha sido uma tradição desde a primeira cerimônia de entronização, a paróquia do Sagrado Coração de Jesus não mais apoia a solta de fogos de artifício ao término da celebração: “Em atendimento a recomendação da Arquidiocese de Mariana, nossa paróquia não autoriza fogos de artifício e shows pirotécnicos e se exime de qualquer responsabilidade advinda de acidentes causados por estes, se realizados no adro da igreja-matriz e suas adjacências. Reforço, com muita delicadeza, o pedido para evitarmos estes ruídos desnecessários, que tanto prejudicam os animais e as pessoas com autismo. É um apelo que fazemos à consciência de todos para evitarmos estes transtornos”.