Ouro Preto está de volta a AMALPA. A decisão ocorreu após convite feito pelo prefeito de Ouro Branco e presidente da entidade, Hélio Campos.
A relevância da adesão do município ao consórcio regional foi destacada pelo próprio prefeito. Em entrevista à rádio Itatiaia, Angelo Oswaldo disse que Ouro preto está se reconectando às entidades regionais, e uma das bandeiras que vai levantar, juntamente com as cidades parceiras, é a recuperação da rodovia MG-129, que faz a ligação entre a cidade histórica e Ouro Branco: “Em 2021, percorri essa estrada com o governador Romeu Zema e, desde então, aguardamos as medidas que o estado deve tomar para sua recuperação. A MG-129 é um eixo fundamental que também nos liga ao Rio de Janeiro e a São Paulo encurtando distâncias. Também nos liga a Conselheiro Lafaiete, onde está a sede da AMALPA”.
Ainda de acordo com o prefeito, Ouro Preto também vem se somar à luta de toda a região por reparos urgentes e inadiáveis no trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete: “A estrada neste trecho está em situação lamentável. Quase todos os dias temos óbitos e acidentes gravíssimos. É um risco enorme trafegar pela 040 entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete passando por um trecho do Município de Ouro Preto: tanto o antigo Viaduto das Almas quanto o novo viaduto se localizam na divisa sudoeste de Ouro Preto, próximo ao distrito de Miguel Burnier. É pela 040 que muitos turistas entram em Ouro Branco, chegando depois a Ouro Preto pela Estrada Real. É nossa via de conexão com Belo Horizonte e os usuários encontram a BR-040 e a 356 em situação lamentável”.

Ângelo Oswaldo reforçou que, no momento, a prioridade número um é a recuperação das rodovias que dão acesso às cidades da região: “Estamos atuando para que medidas efetivas sejam tomadas visando a proteção às vidas humanas. Daí nossa união com os prefeitos de Itabirito, Ouro Branco, Lafaiete, Belo Vale e Congonhas, entre outras cidades. Aliás, partiu do Prefeito de Congonhas essa campanha pela recuperação das nossas estradas, que foi incorporada por todos os municípios e tem a chancela da AMMIG (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais)”, enfatizou o prefeito de Ouro Preto.
O Fato Real apurou que também estão ocorrendo tratativas para que Ouro Preto filie-se ao CODAP- Consórcio para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba.