Duas graves ocorrências de soterramento num só dia mobilizaram o Corpo de Bombeiros de Barbacena nesta quarta-feira (06/06).
Numa destas ocorrências, os bombeiros atuaram em socorro às vítimas de soterramento no loteamento Campo Belo, localizado à rua Cruz das Almas. próximo ao posto Andorinhas.
Os quatro atingidos trabalhavam dentro de uma vala, onde estaria sendo construído um sistema de captação pluvial, quando um caminhão-betoneira carregado tombou sobre eles. O acidente causou múltiplas lesões em três operários e soterrou completamente o quarto.
A vítima soterrada ficou presa na vala, com o caminhão tombado sobre seu corpo, em situação extremamente delicada. Por sorte, o capacete de proteção que o trabalhador usava ficou preso entre os dois taludes, garantindo um bolsão de ar que permitiu a sobrevivência da vítima.

Depois de estabilizar os taludes e realizar escavações por 45 minutos, atuando, inclusive, debaixo do caminhão tombado, os bombeiros conseguiram retirar o homem soterrado, que recebeu os primeiros socorros ainda no local do acidente, assim como os demais atingidos.
As vítimas foram atendidas no pronto-socorro do Hospital Regional de Barbacena, onde ficaram sob cuidados médicos.
Nos dois casos, as obras foram interditadas pela Defesa Civil de Barbacena e a Perícia Técnica da Polícia Civil fez os levantamentos preliminares para a investigação que apontará as causas de ambos os acidentes.
Óbito
Em outra ocorrência, na rua da Lua S/n, no bairro Retiro das Rosas. Homens trabalhavam em uma obra, quando um jovem de 20 anos, estava de costas para um talude, abrindo uma caixa para a construção de um muro de arrimo. Em dado momento, o barranco cedeu e o jovem foi completamente soterrado. Apesar de todos os esforços, ele não resistiu e faleceu. Clique aqui e leia mais.
Fonte e fotos: CBMMG