Na Semana Mundial do Meio Ambiente, um importante alerta: dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil vão para o lixo, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas/ano. Essa quantidade seria suficiente para alimentar 216,8 milhões de pessoas. Os índices nos colocam na 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, conforme levantamento da ONU.
Algumas grandes empresas vêm incorporando práticas sustentáveis no dia a dia, reaproveitando resíduos e transformando o que seria lixo em produto útil. É o caso do BH Shopping, que há quase 10 anos desenvolve o ‘Projeto Muda’. A iniciativa reaproveita o lixo orgânico (restos de comida) gerado diariamente na praça de alimentação e resíduos verdes (plantas que seriam descartadas) para a produção de fertilizantes. O adubo é usado nos canteiros do mall e nos jardins do entorno do shopping. O projeto é um dos braços do projeto Multiplique o Bem, hub de iniciativas adotadas pela Multiplan com o propósito de contribuir com o desenvolvimento social e a qualidade de vida nas comunidades onde seus shoppings estão presentes.
De acordo com a superintendente do BH Shopping, Simone Fiorello, o projeto é inovador, por ser uma compostagem acelerada, feita em apenas sete dias, enquanto as técnicas tradicionais demoram seis meses.
Graças ao processo, cerca de oito toneladas de resíduos orgânicos, que iriam para aterro sanitário, são recicladas por mês.
Distribuição de mudas
Nesta segunda (5) e terça-feira (6), o BH Shopping vai distribuir 800 mudas de temperos com o adubo orgânico produzido pelo mall no Projeto Muda. Os interessados em levar as plantinhas para casa devem fazer check-in no app Multi. As mudas podem ser retiradas no stand do Projeto, localizado no piso Ouro Preto, até 6 junho, às 19h ou antes de esgotar o estoque de 800 unidades.