No período de 05 a 18 de junho, a Irmandade de Santo Antônio de Queluz, em Conselheiro Lafaiete, realiza as solenidades alusivas à trezena dedicada ao padroeiro.
O presidente e provedor da irmandade, José Marcos Gonçalves, disse que está renovada a expectativa de união entre os paroquianos e demais devotos de Santo Antônio num clima de paz e tranquilidade em louvor a um dos santos mais populares da Igreja Católica.
Ao longo dos 13 dias, haverá celebrações todas as noites, na capela, a partir das 19h.
No domingo, 18 de junho, haverá a missa festiva de encerramento às 9h, quando ocorrerá a tradicional bênção dos pães de Santo Antônio, certeza de fartura nos lares o ano inteiro. No mesmo dia, a imagem do padroeiro percorrerá em procissão as principais ruas do bairro Santo Antônio e, no retorno à capela ocorrerá a bênção do Santíssimo Sacramento. Também vai ter barraquinhas com comidas típicas e roda de viola com artistas locais.
Todas as noites haverá a movimentação das barraquinhas, com comidas típicas e participações de alguns cantores locais. Porém não haverá venda de bebidas alcóolicas. A novidade é que a partir deste ano não haverá queima de fogos de artifício. Seguindo orientação da Arquidiocese de Mariana, a Irmandade optou por abolir definitivamente os fogos em respeito à comunidade autista a atendendo a pedido das entidades defensoras dos animais.
Os recursos arrecadados durante os 13 dias de festa serão integralmente revertidos à manutenção da capela e às obras sociais mantidas pela Irmandade de Santo Antônio. O provedor José Marcos Gonçalves aproveitou para informar que estão em andamento os entendimentos com o Poder Público visando à restauração e revitalização do templo religioso.

Trezena de Santo Antônio
Dia 05 – Irmandade.
Dia 06 – Comunidade Santa Efigênia/Sagrada Face: ofertório temperos e sal.
Dia 07 – Ministros da Eucaristia: ofertório higiene pessoal (papel higiênico).
Dia 08 – Mãe Rainha/Pastoral Familiar: ofertório higiene pessoal (sabonete e desodorante).
Dia 09 – Terço dos Homens/MCC: ofertório feijão.
Dia 10 – Catequese: ofertório café.
Dia 11 – Grupos de Reflexão: ofertório biscoitos.
Dia 12 – Mães que Oram pelos Filhos: ofertório arroz.
Dia 13 – Apostolado da Oração: ofertório açúcar.
Dia 14 – Pastoral do Dizimo/OVS: ofertório macarrão e molho de tomate
Dia 15 – Pastoral do Batismo/Pastoral Carcerária: ofertório higiene pessoal (pasta e escovas de dentes).
Dia 16 – Grupos de Oração/Colégio Nazaré: ofertório material de limpeza (vassouras, rodo, sabão em pó, etc) .
Dia 17 – EAC: ofertório óleo.