O Partido dos Trabalhadores de Lafaiete realizou nesta quarta-feira (31/05), em sua sede, uma reunião preliminar com os vereadores do PV e PT, com o objetivo de estreitar as relações, afinar o discurso e amadurecer as convergências em torno da Federação Nacional. A Câmara de Lafaiete conta com um vereador do Partido dos Trabalhadores e três do Partido Verde.
Destaque no encontro para a presença do presidente do PT local Álvaro Fernando e o vereador petista Pedro Américo; e a vereadora Damires Rinarlly (PV). Os vereadores Professor Eustáquio e Professor Oswaldo Barbosa, também do PV lafaietense, foram convidados, mas não compareceram.
Para o PT Lafaiete, consolidar a Federação com o PV e o PC do B no município é uma das prioridades, visto que isto está definido no estatuto aprovado nacionalmente (em 2022) pelas direções destes partidos, tendo validade nos níveis federal, estadual e municipal. “Na Câmara de Lafaiete, por exemplo, os quatro vereadores do PT e PV devem agir como uma bancada, votando juntos”, diz nota do PT enviada a imprensa, onde é informado ainda que a Executiva Municipal do PT e os vereadores Pedrinho e Damires acertaram a realização de reuniões mensais da Federação, convite estendido à Executiva e demais vereadores do PV.
Sobre a Federação
A Federação PT, PV e PC do B foi estabelecida em 2022, no ensejo da campanha presidencial que elegeu Lula. Definidas pela Lei 14.208/2021, as “Federações Partidárias” são instituídas quando dois ou mais partidos se reúnem sob um estatuto comum, registrado no Tribunal Superior Eleitoral. As Federações Partidárias são válidas para as eleições proporcionais e majoritárias.
Em Lafaiete isto significa que PT, PV e PC do B podem lançar apenas um(a) candidato(a) à prefeitura, além de compartilharem uma mesma chapa de candidato(as) a vereador(a). O PT Lafaiete defende, no âmbito da Federação Municipal, sua posição de apoio total ao governo Lula, oposição ao prefeito Mário Marcus e rejeição de qualquer aliança com elementos bolsonaristas e demais da extrema-direita.
A próxima reunião da Federação PT, PV e PC do B está prevista para a segunda semana de junho.