Neste sábado (27), às 20h30, no Centro Cultural da Romaria, em Congonhas, com entrada franca, será realizado, em única apresentação, o espetáculo “Tirando a Casaca” com a Orquestra Ouro Preto e o multiartista Antônio Nóbrega celebrando o encontro entre o erudito e o popular. Uma realização do Ministério da Cultura e Castro Lobo Produções, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Prefeitura de Congonhas, por meio da Seculte e Fumcult.
Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, o concerto convida o público a um mergulho profundo nas raízes musicais brasileiras, a partir de obras que viajam entre o frevo, o maracatu e outros ritmos nordestinos com um repertório que reverencia a obra de Nóbrega e de compositores que fizeram parte do Movimento Armorial, unindo a dança, a voz e a orquestração.

A união entre esses universos resulta em releituras inéditas de peças como Mateus Embaixador, Canjiquinha, Despedida, Tirando a Casaca e tantas outras.
Instrumentista, cantor, dançarino, ator e compositor, Nóbrega tem sua obra em consonância com diversos aspectos da cultura do país. Chamado por Ariano Suassuna a integrar o Quinteto Armorial (1971), Nóbrega é um marco na música brasileira, responsável por inserir um novo modo de conceber e de tratar os sons, focado na busca pelas raízes da música genuinamente nacional, quebrando qualquer barreira entre a música e arte que se materializava nas salas de espetáculos e a que brota da tradição e do talento do povo.
SERVIÇO
Tirando a Casaca: Antonio Nóbrega e Orquestra Ouro Preto, em Congonhas
Data: 27 de maio, sábado.
Horário: 20h30.
Local: Centro Cultural da Romaria (Alameda Cidade de Matozinhos, Congonhas).
Ingressos: Entrada franca.
Informações: www.orquestraouropreto.com.br