Conselheiro Lafaiete está na rota da programação que integra o projeto de circulação do espetáculo Auto da Compadecida, uma releitura da obra de Ariano Suassuna, com direção e concepção geral do consagrado diretor Gabriel Villela . O Grupo Maria Cutia de Teatro segue em turnê do espetáculo e estará pela primeira vez em Conselheiro Lafaiete neste sábado 27 de maio, às 19h30, no Teatro de Arena (Praça do Cristo / Santa Efigênia), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
A entrada é franca. O projeto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização do Grupo Maria Cutia, Ministério da Cultura, e do Governo Federal – União e Reconstrução.

“Inspirado na abordagem mítica brasileira do famoso anti-herói ou herói sem caráter, em “Auto da Compadecida”, o Maria Cutia narra as aventuras picarescas de João Grilo e Chicó que começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e acabam em uma epopeia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. Na versão mineira, o público entra em contato com o universo barroco, expresso no cenário e nos figurinos criados pelo diretor Gabriel Villela. Outro aspecto que ganha força com a adaptação do Maria Cutia é o acento em temas já abordadas na obra de Suassuna, como o racismo, a ganância, a exploração da fé alheia.
Além de Lafaiete, no dia 27 de maio, o espetáculo passará por Belo Vale , no domingo (28).
