Seguem os preparativos para a 21ª edição do Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete (FACE). Segundo Geraldo Lafayette, secretário municipal de Cultura e coordenador da Casa do Teatro, organizadora do evento, a abertura da fase regional está confirmada para o dia 14 de julho e, em breve, os mais de 1.500 abadás que dão acesso a todas as peças vão ser colocados à venda. Também estão reservados os espaços onde os espetáculos serão apresentados e foram assegurados alojamento e refeitório para os grupos participantes. A organização ainda está em busca de parceiros, para custeios do festival, que recebe artistas de diversos estados. “Eles participam do FACE gratuitamente, sem receber nada”, lembra Geraldo Lafayette, por isso o esforço para que recebem o básico duramente a estada na cidade. “Nosso festival não oferece ajuda de custo aos participantes. Cada grupo precisa vir com recursos próprios para Conselheiro Lafaiete”.
Para a fase nacional, além de representantes de diversas cidades de todas as regiões de Minas, já estão confirmadas as presenças de grupos de sete estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Paraíba. Uma inscrição do exterior também já foi recebida, sendo do Chile.
Isso, como ressalta Geraldo Lafayette, atesta a diversidade das mais de 50 peças que estarão em cartaz. O número de participantes tende a ser maior, já que permanecerá aberta, até o próximo dia 31, a temporada de inscrições para grupos de teatro de todo o país.
Os interessados precisam apenas entrar no site da Casa do Teatro, ler e preencher o formulário, disponível: https://casadoteatrolafaie.wixsite.com/casadoteatrolafaiete/xxiface-edital
FACE 2023
Grupos de teatro amadores, experimentais e estudantis do país deverão participar do festival que acontecerá em duas fases competitivas: regional e nacional no período de 14 a 23 de julho.
Com o slogan “Viva a arte de dar a notícia”, o festival de teatro vai homenagear a jornalista do Fato Real e rádio Carijós, Gina Costa.