Logo no começo da manhã desta quinta-feira (25/05) já era possível ver uma fila de carros nas imediações do posto Pop, localizado na região central de Conselheiro Lafaiete. Em protesto contra a alta carga tributária que incide principalmente sobre a gasolina, o posto aderiu ao Dia Livre de Impostos, campanha de protesto do empresariado, realizada pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), atualmente presidida pelo lafaietense José César da Costa e a CDL Jovem, em mais de 1.200 cidades brasileiras.
Durante cerca de duas horas, o litro da gasolina comum está sendo vendido sem a incidência de tributos estaduais e federais, o que corresponde a R$1,33 na formação do custo final. No total, foram disponibilizados dois mil litros de gasolina comum e o abastecimento foi limitado a 10 litros por moto e 20 litros para cada carro, ao preço de R$3,77 o litro do combustível.
Contudo, o estoque tende a se esgotar rapidamente. As fichas foram distribuídas a partir de 7h. Na fila, a sensação geral entre os motoristas foi de que valeu a pena chegar cedo para não perder a venda mais em conta aliada à percepção de que o brasileiro vem sofrendo no bolso, sistematicamente, as consequências do peso excessivo e insuportável da carga tributária vigente no país.