17 de maio é o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Para falar sobre a data, a vereadora Damires Rinarlly (PV) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, durante Sessão Ordinária desta terça-feira (16/05).
Fazendo uso da “Palavra Franca”, ela enfatizou o orgulho de ter sido a primeira parlamentar que se define abertamente como lésbica a ser eleita para o Legislativo lafaietense e defendeu a necessidade de capacitação dos órgãos e servidores públicos para que o segmento LGBTQIA+ tenha seus direitos respeitados, principalmente na área da saúde: “Me sinto muito orgulhosa por ser a única mulher lésbica nesta casa, eleita, principalmente, para ressaltar, todo dia, o combate à violência, à discriminação e à exclusão que a sociedade impõe à população LGBTQIA+”, disse a vereadora.

Damires informou que o coletivo lafaietense Info LGBT fez uma pesquisa sobre o atendimento a pessoas trans e travestis nas unidades básicas de saúde da cidade. Foi constatado que 87,5% dessas pessoas são desrespeitadas ou não são atendidas com a devida atenção, como demais cidadãs e cidadãos.
Segundo Damires, começou a ser desenvolvido, com o auxílio do Comitê de Equidade da Secretaria Municipal de Saúde, um programa de capacitação a todos os PSFs a fim de que todos os usuários, independentemente da orientação sexual, sejam atendidos da forma correta a que têm direito. Para Damires, a luta é para que todos vivam sob as regras de uma sociedade justa, igualitária e sem violência. Uma sociedade, segundo suas palavras, inclusiva e não excludente.