O 31º Batalhão da Polícia Militar comemorou, nesta terça-feira (09/05), 25 anos de instalação em Conselheiro Lafaiete. A data foi celebrada com uma solenidade na sede do batalhão, que recebeu autoridades civis e militares.

Entre os militares presentes estiveram Coronel Sócrates Edigar dos Anjos – Desembargados do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais; os comandantes Coronel Terence Pablino Floriano Guimarães (13ª RPM), Tenente-Coronel Ademir Siqueira de Faria (9º BPM), Tenente-Coronel Joílson Fernandes Bittencourt (52º BPM), Tenente-Coronel Carlos Henrique Sousa da Silva (38º BPM) e o Tenente-Coronel Miquelângelo Jaguraba de Jesus, Chefe do Estado-Maior da 13ª RPM.

O tenente-coronel Assunção, primeiro comandante do 31ºBPM recebeu homenagem do atual comandante, Tenente-Coronel Jardel Eduardo da Silva.

Em seu discurso, o comandante Jardel Eduardo da Silva, frisou que, fiel ao codinome recebido por ocasião da criação – Batalhão Inconfidência Mineira, o Guardião da Estrada Real -, a unidade exerce responsabilidade territorial sobre 24 municípios atendendo a uma população estimada em 400 mil habitantes.
No total, são 426 policiais distribuídos em uma área de 6.157 quilômetros quadrados. O papel destes profissionais é executar, 24 horas por dia, o policiamento ostensivo, preventivo e a repressão qualificada à criminalidade.
Balanço

O comandante apresentou o resultado mais recente das ações realizadas. Somente este ano, já ocorreram 8.903 operações de policiamento ostensivo. Dos 62 crimes violentos registrados até agora em 2023, 26 resultaram em prisões ou apreensões imediatas dos autores. Em 12.424 abordagens feitas no período, mais de 90 armas de fogo foram tiradas de circulação e 23 carros furtados ou roubados foram devolvidos aos proprietários: “Se comparados com o mesmo período do ano anterior, estamos reduzindo os crimes violentos em 21%, passando da média mensal de 75 em 2017 para 17 crimes da mesma natureza em 2023″, informou. A Operação Inconfidência resultou em mais de 600 ações com apreensões de armas, cumprimentos de mandados e 123 prisões e apreensões.
Especificamente quanto aos crimes de roubo, essa redução chega a 43%. Tivemos 249 registros relacionados à repressão ao tráfico e consumo de drogas e uma redução no número de furtos registrados.
“Estes exitosos resultados são frutos do empenho e profissionalismo de cada um dos integrantes de nossa amada unidade. A dedicação, o comprometimento e profissionalismo de cada um foram determinantes para nossas conquistas. Portanto9, é oportuno nosso agradecimento a todos vocês, policiais militares e servidores civis desta combativa unidade”, saudou o comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar.