Durante pronunciamento na Audiência Pública sobre a BR 040 nesta segunda-feira (08/05), o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus, lembrou que a busca de saídas para desafogar o fluxo de veículos e aumentar a segurança de quem é obrigado a transitar pela BR-040 é tema constante de discussões em sua gestão: “Muitas foram as discussões; já identificamos as necessidades de intervenções e entregamos ao Governo Federal o levantamento de todas as melhorias que entendemos serem necessárias para que sejam inseridas no processo licitatório da nova concessão. Infelizmente, porém, essa concessão vem se arrastando por um período mais longo do que pensávamos e não podemos mais esperar porque, a cada dia, são vidas que se perdem. Mas ficamos felizes por perceber essa grande união de forças. O apoio decisivo do Ministério Público nos trará importantes resultados”.
O prefeito afirmou ser um conhecedor da rodovia até mesmo como usuário. Ele disse que, antes mesmo de assumir o primeiro mandato, propôs à concessionária Via 040 alternativas para dois problemas: a construção de uma rotatória, possibilitando aos motoristas o retorno seguro na região da Barreira, e a trincheira ligando o prolongamento da rua Marechal Floriano, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros, à avenida Geraldo Plaza, no bairro Amaro Ribeiro: “Não obtivemos êxito porque a Via 040 já estava na expectativa da entrega da concessão, mas continuamos lutando. A rotatória, bem como o trevo próximo a Buarque de Macedo e Gagé, no acesso a Queluzito e Casa Grande, estão inseridos no processo da nova licitação. Porém, sabedores dos riscos e dos acidentes que já aconteceram no trevo do Paulo VI, resolvemos, por conta do Município de Conselheiro Lafaiete, fazer a obra da trincheira”.
Mário Marcus assegurou que os projetos relativos à intervenção estão devidamente aprovados pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) e o Município tem recursos próprios reservados em caixa para a obra. O prefeito anunciou que o edital já está publicado e a licitação para a construção da trincheira do Paulo VI será aberta no próximo dia 06 de junho. A previsão é de que a obra esteja pronta para ser entregue à população dentro de oito meses.