Estudantes de Carandaí estão insatisfeitos com o serviço de transporte oferecido pelo município. Após publicação do cadastramento para o auxílio estudantil 2023, os estudantes de cursos técnicos e superiores que precisam deslocar da cidade para estudar, emitiram uma nota de repúdio em que manifestam insatisfação quanto às decisões tomadas pelo Executivo.
Na nota os estudantes repudiam a situação. O atraso na retomada do pagamento foi criticado: As aulas reiniciaram em fevereiro, mas o auxílio será pago somente a partir de maio. Além disso, os estudantes estão inconformados com o fato de a Prefeitura não aceitar pagar o auxílio-transporte para quem estuda através do programa Trilhas.
O transporte público gratuito para estudantes é um direito garantido por lei em cidades que não possuem faculdades instaladas ou a oferta é muito restrita.
Na página do município no Facebook, há uma nota informando aos estudantes aprovados no Auxílio Transporte 2023, que os pagamentos serão efetuados em 22 de maio, 20 de junho e 20 de julho e que o valor será de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais). E que não haverá pagamento dos valores retroativos aos meses anteriores ao decreto.