A Polícia Militar de Meio Ambiente, com sede em Conselheiro Lafaiete, obteve sucesso em uma operação de combate ao garimpo ilegal de ouro no leito do rio Paraopeba à altura dos municípios de Belo Vale e Moeda. A operação conjunta, que envolveu também a Polícia Federal, Ibama e o BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), foi desencadeada ao término de uma longa investigação sobre a atividade clandestina.

De acordo com o sargento Daniel, quatro garimpeiros foram presos em flagrante. Eles disseram ter vindo de Roraima para extrair ouro no interior de Minas. Cinco balsas foram apreendidas e inutilizadas por meio de explosão. Os quatro suspeitos foram autuados por crime de usurpação de bens públicos da União. Dois autos infração foram aplicados somando quase R$50.00,00 (cinquenta mil reais). “Com essa ação, a gente espera trazer tranquilidade para as comunidades de Belo Vale e Moeda e também preservar o meio ambiente, tendo em vista que a exploração de ouro é uma atividade muito degradadora dos recursos naturais”, frisou o sargento Daniel.

Ainda de acordo com o militar, o garimpo é uma atividade passível do licenciamento ambiental. Para trabalhar dentro das regras legais, a pessoa ou empresa deve procurar as autoridades e requerer a licença para realizar a atividade. Infratores como os flagrados em Belo Vale e Moeda atuam de forma ilegal e clandestina. Como explicou o sargento Daniel, eles simplesmente colocam as balsas no meio do rio e começam a extrair o mineral, que pertence à União, sem nenhum tipo de autorização.
![]()
