O projeto Arte nas Estações, idealizado pelo colecionador e gestor cultural carioca Fabio Szwarcwald, será inaugurado nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2023, com a abertura de três exposições temáticas a serem realizadas simultaneamente em três cidades mineiras: Ouro Preto, Congonhas e Conselheiro Lafaiete. O Arte nas Estações tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da RKF Consultoria.

Com curadoria de Ulisses Carrilho, as mostras levam obras da coleção do Museu Internacional de Arte Naïf – que em 2016 teve suas atividades encerradas no Rio de Janeiro, abrigando o maior acervo do gênero no mundo – para espaços fora do eixo Rio-São Paulo, com o objetivo de disseminar a sua potência.
Arte Naïf é o termo usado para identificar a produção de artistas autodidatas, que não tiveram acesso ao ensino formal de arte. No entanto, Carrilho reconhece que se trata de um termo questionável, defendendo a sua utilização para desmontar a ideia de inferioridade e sublinhar o texto político que estas obras carregam. “Essas exposições são sobre saberes que precisam ser respeitados e que não fazem parte de uma norma. Vamos levar estas obras a lugares aonde ainda não chegaram, bem como aprenderemos com os saberes locais em cada parada que fizermos”.
Para Szwarcwald, diretor executivo do projeto, é um sonho levar um acervo tão rico a lugares que, muitas vezes, não têm oportunidade de receber exposições por falta de investimento: “
Cada exposição conta com uma videoarte contemporânea escolhida para dialogar com as temáticas abordadas. Soledad, de Juliana Notari, O levante, de Jonathas Andrade e Nada é, de Yuri Firmeza, funcionam como dispositivos pedagógicos para criar discussão, interagindo com o presente. O programa educativo tem como foco o trabalho com alunos das escolas de cada região e reforça o diálogo das mostras com as questões da contemporaneidade, abordando o papel do artista, a função social da arte e a aproximação com seus públicos.
SERVIÇO:
Arte nas Estações
Abertura: fevereiro de 2023
Encerramento: setembro de 2023
OURO PRETO
Sofrência – 02 /02 a 09/04
A ferro e fogo – 28/04 a 17/06
Entre o céu e a terra – 8/07a 3 /09
Paço da Misericórdia (antiga Santa Casa)
Rua Padre Rolim, 344
Horário: quinta a domingo, de 9h às 17h
Entrada gratuita | Classificação livre
CONSELHEIRO LAFAIETE
A ferro e fogo – 03/02 a 09/04
Entre o céu e a terra – 29/04 a 17/06
Sofrência – 6/07 a 3/09
Estação Ferroviária
Rua Cel. Bento, 75 ou R. Mal. Floriano Peixoto, s/n, – Centro
Horário: terça a domingo, de 9h às 17h
Entrada gratuita | Classificação livre
CONGONHAS
Entre o céu e a terra – 04/02 a 09/04
Sofrência – 27 abr a 17 jun 2023
A ferro e fogo – 7/07 a 3/09
Museu de Congonhas
Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77
Horário: terça a domingo, de 9h às 17h
Obs: O museu tem cobrança de ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), com gratuidade para todos os públicos às quartas.
Site: www.artenasestacoes.com.br
Instagram: @artenasestacoes
