O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, converteu em prisão preventiva a detenção em flagrante do pastor Jorge Luiz dos Santos, presidente da igreja evangélica Amor de Deus em Itaverava.
Jorge, que também já atuou em Conselheiro Lafaiete como pastor, é um dos participantes dos atos contra as sedes dos três poderes em Brasília, cometidos no dia 08 de janeiro, que vão continuar presos. Os demais foram liberados e responderão ao inquérito em liberdade. O pastor está na penitenciária da Papuda, na capital federal.
Jorge foi reconhecido por várias pessoas de Lafaiete e região nas imagens das cenas de vandalismo, exibidas pela imprensa nacional, comemorando com o grupo que invadiu as dependências do Congresso Nacional.
Em 2021, o pastor Jorge protagonizou um desentendimento com autoridades policiais, pois se recusou a fechar a igreja no auge da pandemia de covid-19, quando eram proibidas aglomerações. Na ocasião, a Polícia Militar recebeu a informação do descumprimento das medidas restritivas estabelecidas por Decreto Municipal, com base na Onda Roxa do programa Minas Consciente. Ao ser orientado pela PM, o pastor relatou que o decreto era inconstitucional e que continuaria realizando cultos todos os dias. A PM prendeu o homem, que também em outras ocasiões não usava máscara, mesmo no período em que era obrigatória como prevenção à covid-19.
Na ocasião, o Conselho de Pastores de Conselheiro divulgou uma nota de repúdio à prisão do pastor. Clique aqui e relembre o caso.
Foto de capa: Agência Lupa.
