
A população precisa ter paciência ou faltou planejamento? Esta é a discussão central em torno das reclamações sobre a coleta de lixo em Conselheiro Lafaiete .
Desde o dia 21/11 o serviço vem sendo executado pela empresa Plural Serviços Técnicos, em substituição à Localix, cujo contrato encerrou. Neste período há relatos da falta de recolhimento, falta de informação sobre dias de recolhimento nos bairros, lixo espalhado pelas ruas por causa de sacos rasgados por animais, lixo levado por enxurradas, etc.
Na Câmara

A situação chegou até o poder público e vereadores repercutiram a situação na Câmara Municipal. Para João Paulo Resende (DEM) é preciso um pouco mais de paciência diante do curto tempo em que a empresa está atuando. “A gente vai ter que ter um pouco de paciência, pelo menos no início. Se continuar o serviço sendo mal prestado, aí sim, aí a gente tem que criticar, tem que cobrar do setor de licitação, da procuradoria, do prefeito, de todo mundo”, diz.
André Menezes (PL) discordou da fala de João Paulo e acredita que a Plural errou no porte que imaginou que seria o trabalho na cidade: “Eu acho que a empresa que ganhou esse contrato, achou que Lafaiete é uma cidade minúscula. Lafaiete é uma cidade com 130.000 habitantes, cheia de ruas com com declives”, diz o edil, que também reclamou de falta de informação.
Vado Silva (DC) vê falha no planejamento: “Errou a prefeitura de não ter trago esta firma um mês atrás, sabedora de que a Localix não iria prestar mais o serviço e fazer o treinamento com as pessoas e mostrar o que é Lafaiete. Faltou planejamento”, afirmou.
O prefeito

Em entrevista na manhã desta terça-feira à jornalista Gina Costa no “Jornal Falado Carijós” o prefeito argumentou que a situação é normal para o início de um serviço: “Os transtornos foram até menores do que nós esperávamos”, disse Mário Marcus e salientou que a situação “está melhorando à medida que os dias passam e o município está resguardado juridicamente para tomar providências legais caso a situação não seja resolvida”.
O mandatário afastou a ideia de que poderia estar faltando número de trabalhadores ou caminhões para atender a cidade. Segundo ele, a empresa foi notificada dentro dos prazos para apresentar número de pessoas e equipamentos necessários e cumpriu as exigências para poder prestar trabalho.
O prefeito não estipulou uma data, mas ressaltou que há diálogos para que os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível.
O contrato com a Plural Serviços Técnicos é temporário, incialmente por 180 dias. A empresa participou da licitação definitiva e ficou em quarto lugar.
Reclamação
O Departamento Municipal de Meio Ambiente salienta que conta com a compreensão da população neste período de transição. Denúncias e maiores esclarecimentos podem ser feitos pelo telefone (31) 9 9239 5538 e na Ouvidoria Municipal.