Chegou a Black Friday e a temporada de promoções. No entanto, os consumidores ávidos por comprar precisam se atentar com golpes que utilizam páginas de e-commerce e perfis nas redes sociais. É o que destaca Mariana Mendes, gerente do PROCON de Conselheiro Lafaiete. Ela aponta que páginas falsas são criadas, e links fraudulentos são enviados por e-mail, mensageiros e redes sociais. O consumidor deve buscar verificar a veracidade da página.
Mariana também destaca que é importante o consumidor saber do direito do arrependimento. Ou seja, ele pode desistir de uma compra feita fora do estabelecimento comercial a partir de sete dias contados do recebimento do produto. Ela salienta que além de compras feitas pela internet, compras feitas pelo telefone ou por catálogo em casa, também se enquadram nesse direito.
A gerente também orientou os consumidores a terem responsabilidade financeira. É importante comparar os preços, não realizar compras por impulso, analisar o orçamento e refletir sobre a necessidade da compra e se realizá-la não irá desequilibrar a saúde financeira de cada um. Caso a loja finalize a compra, mas alegue falta de estoque, o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento forçado da oferta, aceitar um outro produto pelo mesmo preço que pagou ou receber o dinheiro de volta.
Mais informações podem ser obtidas com o Procon pelo telefone (31) 99239-6707, no WhatsApp (31) 98489-3830 ou pessoalmente na rua Carijós, 123, no centro – atrás da Escola Domingos Bebiano. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 16:00.