Várias imagens de pontos de alagamentos em Conselheiro Lafaiete devido ao temporal da última segunda-feira 14/11 circularam pela internet e foram enviadas para a redação do Fato Real. Uma delas, na avenida Geraldo Plaza, no bairro Paulo VI chama atenção. O local é alvo de constante reclamação de moradores por conta das condições da via.

Em janeiro de 2019 a prefeitura de Conselheiro Lafaiete informou que se encontrava em andamento o projeto para a realização de revitalização e melhorias na Avenida Geraldo Plaza, nos bairros Paulo VI e Amaro Ribeiro. No local, dizia a matéria enviada à imprensa, seria feita a construção do sistema de drenagem pluvial, recuperação da via e nova pavimentação asfáltica. Em 08 de julho de 2022 a obra foi inaugurada, com custo de mais de R$ 4 milhões, mas os problemas não foram sanados.

Alagamento
O morador Jardel Rodrigues relatou a situação enfrentada quando chove: “A avenida aqui está caótica. Toda vez que chove, o negócio está ficando feio. É muita água entrando na garagem da minha casa, entrando para o terreiro da minha casa. Queria que o setor da Prefeitura e os órgãos competentes dessem um apoio para nós. Eles estão mais preocupados com o centro, mas não é só o centro da cidade não, tem que olhar pros bairros aqui também”, destaca o morador. Jardel ainda pontua que a obra feita piorou a situação durante as chuvas, porque alguns dos bueiros que existiam antes foram tampados e novos não foram construídos, diminuindo a vazão da água.

Na última semana, o vereador Erivelton Jayme (Patriota) gravou um vídeo em que simula um acidente no local. Ele relata que já foram feitos vários requerimentos e indicações, mas nada de solução: “O nosso maior questionamento é como inaugurar uma obra inacabada, trazendo risco para a população e para quem transita pelo local? A obra não finalizada também desencadeou problemas que anteriormente não existiam na avenida, que são os alagamentos da via e consequentemente das casas dos moradores. E é por isso que tenho lutado incansavelmente por melhorias na finalização da obra. Até hoje a obra não foi entregue para a prefeitura. Sendo assim, ainda é de responsabilidade da empresa terceirizada”, salienta o parlamentar.
Audiência pública
Audiência Pública
Diante da situação, o vereador pontuou que fez requerimento para que a Câmara realize uma audiência pública sobre o assunto. A discussão está marcada para o dia 7 de dezembro, às 19h. Moradores da região estão convidados para expressarem as suas opiniões e reivindicar melhorias.