O secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, estará em Conselheiro Lafaiete nesta quinta-feira 10/11.
Na agenda do secretário está uma reunião na prefeitura, tendo na pauta a conclusão do hospital regional.

Durante campanha pela reeleição, Romeu Zema (NOVO) buscou dar sustentação à conclusão da construção e operação do hospital regional de Conselheiro Lafaiete. “O hospital regional de Conselheiro Lafaiete vai sair, por um motivo muito simples: obra pública para por qual motivo? Falta de recurso. E o recurso para conclusão do Hospital Regional de Lafaiete já existe. Está em uma conta corrente e só pode ser retirado da conta para a construção da obra”, destacou à época.
O inicio do processo licitatório aconteceu no dia 18 de outubro. As visitas técnicas ocorreram no mesmo mês, inicialmente com quatro empresas interessadas em participar do processo de licitação presentes. Porém, outras se interessaram em participar da licitação.
O valor de referência para o edital está orçado em R$ 37.173.742,70 (trinta e sete milhões, centro e seteta e três mil, setecentos e quarenta e dois reais e setenta centavos ).
Histórico

A obra encontra-se paralisada desde 2012. Em julho de 2021 foi aprovada em reunião da Assembleia de Minas a inclusão do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete no orçamento do estado, entre os seis que serão concluídos com os recursos de indenização da Vale, dentre as medidas compensatórias de responsabilidade da empresa em razão da tragédia ocorrida no município de Brumadinho.
O acordo, em princípio, não estabelecia quais os hospitais seriam beneficiados. A disputa política foi significativa, e o deputado Glaycon Franco (PV), conseguiu incluir a obra entre as escolhidas.
No dia 11/08/2022 na Procuradoria Geral do Ministério Público, foi assinado o termo de acordo de mediação para retomada e conclusão da obra do hospital regional de Conselheiro Lafaiete.
A assinatura do termo encerrou as pendências jurídicas relacionadas ao convênio junto ao Estado e permitiu a publicação do edital de licitação para as obras.