
Orgulhosos! Assim estão Cláudio José Faria e Luciana Márcia de Oliveira Faria. O casal comemora a conquista do filho Lucas Oliveira Faria.
O adolescente de 15 anos chega hoje de Salvador (Bahia) onde foi homenageado ontem com a medalha de ouro da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A conquista foi pelo seu desempenho na competição do ano de 2019, cuja entrega ocorreu agora devido aos impedimentos provocados pela pandemia da Covid-19. À época Lucas era aluno da Escola Municipal Professor Doriol Beato.
Esta não foi a única conquista do estudante. Em 2021 ele conseguiu o bronze (terceiro lugar) quando estudava na Escola Municipal Professor Luiz Carlos Gomes Beato.
Atualmente Lucas Oliveira Faria, que mora no bairro Santa Matilde, é aluno do IFMG de Conselheiro Lafaiete.
“A família está muito orgulhosa de você. Pela sua dedicação, talento e capacidade”, diz o pai, Cláudio José Faria, ao Fato Real.
OBMEP
Criada pelo IMPA em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A competição contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.
Em 2019, ano em que Lucas foi ouro, a olimpíada teve 54.830 escolas inscritas.