Se você é estudante da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais fique atento. Termina nesta terça-feira 08/11 o prazo para solicitar a rematrícula dos alunos da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que pais, responsáveis ou estudante quando maior de 18 anos devem procurar a direção da escola e manifestar o interesse na renovação. O processo será, então, realizado pelo gestor da instituição.
A renovação é o procedimento que garante a vaga do aluno em 2023 na escola em que já estuda.
Cadastro escolar
Começa nesta quarta-feira (09/11) o Cadastro Escolar 2023 para os alunos que desejam ingressar na rede pública de ensino de Minas Gerais ou aqueles que precisam mudar de escola. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), no período de 9 a 30 de novembro, no endereço eletrônico cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Para se inscrever, os pais, responsáveis ou o aluno maior de idade interessado deverão acessar o SUCEM e preencher os campos com o nome, data e local de nascimento, além do nome do pai, mãe ou responsável legal, entre outras informações, além de indicar qual é o tipo de ensino, nível e etapa que o aluno pretende cursar.
Quem deve se inscrever
Deverão se inscrever no SUCEM as crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2023, que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental; e estudantes dos demais anos de escolaridade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio vindos de outras localidades ou de outra rede de ensino. Os alunos que já estudam na rede pública, mas precisam mudar de escola por motivo da não oferta de continuidade ou que venham mudar de endereço, também devem realizar o cadastro no SUCEM.
Aqueles que pretendem retornar aos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. Também é público do SUCEM os alunos que perderam o prazo de renovação da matrícula para o ano de 2023 e aqueles que pretendem ingressar em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação.