A Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer, Eventos e Turismo divulgou o balanço do primeiro semestre da Biblioteca Pública Municipal Djalma Andrade. O local oferece serviços como empréstimos de livros, apoio a pesquisas, área de leitura e contação de histórias e possui acervo com 23 mil itens, entre livros, revistas, jornais, fotografias, CDs e DVDs. No primeiro semestre de 2022 foram realizados 4.787 atendimentos.
Para democratizar o acesso à leitura, a biblioteca realiza diversos projetos de extensão levando literatura aos grupos de terceira idade, Livremente, CAP’s, escolas e casas de acolhimento.
Outra inovação é o projeto “Bibliotour” que apresenta com detalhes as dependências da biblioteca e explica o funcionamento, sendo recebido alunos, turistas e moradores da cidade.
A biblioteca funciona na rua Padre Antônio Corrêa, no centro de Congonhas.

O diretor da Biblioteca, Paulo Henrique de Lima Pereira explica que o local possui diversas coleções temáticas. No Acervo Congonhas, por exemplo, os usuários têm acesso a livros de escritores da cidade e região e publicações sobre a história do município, além de importante arquivo de jornais antigos e fotografias que contam a história da cidade.
Em 2022, a Biblioteca de Congonhas participou e foi aprovada no edital “Requalifica Minas – Equipamentos Culturais Públicos” destinado à museus, bibliotecas e arquivos públicos, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT). Dos 123 projetos inscritos, 39 foram aprovados. Elaborado pela equipe da Biblioteca, o projeto prevê a modernização da instituição com ações como a capacitação dos auxiliares de bibliotecas, compra de aparelhos tecnológicos, organização e digitalização dos periódicos existentes no acervo e a realização do I Concurso Literário de Congonhas.
Fonte: Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Arquivo Biblioteca Pública