A Secretaria Municipal de Educação realizou, durante o mês de outubro, um importante encontro entre o secretário de Educação, Prof. Albano e representantes da Associação Mães Unidas pela Deficiência (AMUPD), Rafaela e Josie. Também participaram deste momento, a diretora de Ações Pedagógicas, professora Edilvânia Resende, os vereadores, Osvaldo Barbosa (PV) e Damires Rinarlly (PV).

O encontro marcou a parceria entre a SEMED e AMUPD em busca de maior envolvimento da Associação nas unidades escolares, levando informações importantes e compartilhando experiências enriquecedoras na construção de um ambiente escolar harmonioso e inclusivo.
As mães representantes relataram suas histórias e lutas diárias que são de todas as outras mães e ainda falaram sobre o preconceito que ainda é realidade.
Para o secretário, a educação especial é um tema bastante caro e o órgão tem se empenhado em trazer melhorias para este público. Neste ano, foram realizadas duas formações para os profissionais de apoio à inclusão e está acontecendo a organização para a terceira. A Prefeitura conta hoje com 300 profissionais de apoio aos alunos públicos da educação especial.
Também já foram inauguradas duas salas de recursos multifuncionais, nas escolas Jadir Pinto de Azevedo e Meridional e ainda no mês de outubro será inaugurada mais uma unidade, agora, na Escola Municipal “Professor Doriol Beato”. Para o início do ano de 2023, estão previstas mais três salas. Estas salas são para o atendimento no contraturno como atendimento suplementar ou complementar realizado pelo professor de atendimento educacional especializado. Este profissional, além da graduação, precisa ter a especialização em Educação Especial a fim de garantir a melhor qualidade do atendimento.
