O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu um comunicado oficial para alertar a população sobre um novo golpe que está sendo aplicado utilizando o título de eleitor. O objetivo é roubar dados das vítimas.
O golpe acontece através de um e-mail, SMS, ou mensagem via aplicativos de comunicação. Na notificação, é dito que o título de eleitor da vítima foi cancelado e, para recuperar a validez do documento, é preciso clicar no link enviado na mensagem e preencher com dados pessoais, como CPF, nome completo e RG. Neste momento é que acontece o roubo dos dados.
O TSE afirmou que jamais fará a comunicação do cancelamento do documento através destas vias e nenhum dado pessoal é solicitado por estes meios. Segundo a ouvidoria do TSE, qualquer pessoa que queira informações sobre o cadastro eleitoral deve entrar em contato com a Justiça Eleitoral por iniciativa própria. Em raras exceções, como em processos judiciais e para o chamamento de mesários, pode haver o envio de comunicados eletrônicos, mas nos demais casos a justiça eleitoral não toma iniciativa de fazer contato.
É importante também que se verifique se os aplicativos acessados são da Justiça Eleitoral. Para isso, basta checar se o endereço indicado tem o sufixo “.jus.br”. Em caso de dúvidas, o eleitor deve entrar em contato com o telefone da ouvidoria, que funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. O telefone é 0800 648 0005.
Colaborou: Mariana Marques.