A importância do rádio foi reconhecida na noite desta segunda-feira 26/09 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Proposta pelo deputado Glaycon Franco (PV), aconteceu no plenário da ALMG uma reunião especial alusiva ao centenário da radiodifusão no Brasil. O parlamentar afirmou no documento em que solicitou a reunião, que o objetivo do evento era ressaltar a importância do rádio como meio de comunicação, sendo que o veículo permanece sendo uma das principais fontes de informação existentes.
Glaycon discursou sobre a história do rádio e sua contribuição como democrático veículo de comunicação, propiciando o acesso à informação.

Na ocasião foi entregue uma placa comemorativa ao presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Luciano Pimenta.
A reunião foi prestigiada por representantes da radiodifusão brasileira, como o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Flávio Lara Resende.
Ao final da reunião o deputado lafaietense falou sobre sua relação com o rádio: “Fico feliz com esta oportunidade em saudar todos os radiocomunicadores do nosso estado. Costumo dizer que o rádio é um amigo. Vivi grande parte da minha infância e juventude na roça, e em muitas noites frias a única companhia que tínhamos era nosso radinho de pilha”, relembrou.
O rádio no Brasil
O rádio nasceu no Brasil, oficialmente, em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do País. No ano seguinte, Roquete Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira, fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Por isso, o dia 25 de setembro, dia do nascimento de Roquete Pinto, foi escolhido como o “Dia Nacional do Rádio”.
A partir da posse de Getúlio Vargas, em 1930, o veículo tomaria lugar de destaque no Brasil, tornando-se o primeiro meio de comunicação de massas. O rádio também inaugurou sua época de ouro com as radionovelas, as grandes performances de intérpretes da Música Popular Brasileira e a cobertura jornalística da Segunda Guerra, feita pelo programa jornalístico Repórter Esso.
Em Minas Gerais, o rádio começou com a pioneira Rádio Sociedade de Juiz de Fora, montada por Cardoso Sobrinho, em 7 de janeiro de 1926.
Fonte: ALMG.
Fotos: ALMG/ Luiz Santana