Estamos próximos do período de chuvas e com isso, as preocupações com as enchentes e desmoronamentos também voltam. Este é um problema recorrente em Conselheiro Lafaiete e a aproximação desta temporada, tira o sono de moradores de diversas localidades.
Exemplo disso são os habitantes da rua Frei Leopoldo, no bairro Santa Efigênia. Lá, há uma cratera aberta na temporada chuvosa anterior. No dia 15, a comunidade do local foi até a Câmara Municipal, durante sessão ordinária, para se manifestar, pedindo soluções para a situação da rua. Desde que a cratera foi aberta, em janeiro deste ano, o medo ronda os moradores e casas na localidade já foram interditadas. O receio é que com o retorno de fortes chuvas, a situação piore.

O secretário de Obras, Cláudio Quirino Custódio falou sobre o andamento do projeto, que está aguardando aprovação para seguir para a licitação. Segundo ele, se a avaliação for favorável a execução seria no período de estiagem, ou seja, após a passagem deste período chuvoso.
No entanto, Cláudio destaca que estão sendo realizadas ações para proteger os moradores do local durante este período: “Nós estivemos lá na rua e fizemos uma avaliação onde vai ser construído mais uma mureta de contenção de água pluvial e uma drenagem auxiliar. Também vamos fazer a cobertura de toda a área exposta com lona. Já estamos providenciando para que antes das chuvas a gente possa fazer esse paliativo”, diz o secretário.
Cláudio Quirino Custódio destaca que durante todo o período será feito o monitoramento por parte da Defesa Civil e pela Secretaria de Obras. E que não houve nenhuma alteração da rua, desde o período de janeiro, que pudesse elevar o risco para a comunidade local.
Colaborou: Mariana Marques