Na última sexta-feira, 16 de setembro, às 19h, aconteceu a Santa Missa de posse canônica do Cônego Nedson Pereira de Assis como reitor da basílica do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e contou com a presença de vários sacerdotes do clero marianense.

Em sua homilia, Dom Airton José fez referência aos dois mártires da Igreja que tiveram suas memórias celebradas naquele dia: São Cornélio, Papa e São Cipriano, Bispo. Em sua pregação, ele destacou que os santos lutaram incansavelmente pela unidade do povo e deixaram para os fiéis um testemunho belo de fé, entrega e doação da própria vida em favor da Igreja.
Ainda em sua pregação, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, ao lembrar que o Santuário Arquidiocesano do Bom Jesus de Matosinhos foi reconhecido pela Igreja como um local de devoção, enfatizou que o Cônego Nedson, enquanto Reitor da Basílica, tem a missão de acolher a todas as pessoas que passarem por esse templo, anunciando o Evangelho.
Outro ponto destacado por Dom Airton foi a responsabilidade que o novo Reitor assume de cuidar do patrimônio histórico local, que é um bem da Igreja, mas principalmente da fé perpetuada pela sociedade. “Essa responsabilidade […] é grave, grave no sentido que é uma responsabilidade que exige compromissos. Portanto, o Reitor deste santuário deve contar com a colaboração e ajuda de tanta gente”, disse o Pastor desta Igreja Particular, recordando que essa parceria é mútua entre a Igreja, os fiéis católicos e o poder público.
Texto: Arquidiocese de Mariana
Foto: Reprodução Web TV Congonhas