
Romeu Zema (NOVO), atual governador de Minas e candidato a reeleição tem em sua agenda previsão de visita a Conselheiro Lafaiete nesta quarta-feira 21/09. Também há previsão da presença do candidato ao Senado, Marcelo Aro (Progressistas).
Segundo grupos de apoio ao candidato, Zema deverá participar de uma caminhada na região central da cidade e de uma reunião da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços.
Na sede da ACIAS, o governador deverá falar aos seus apoiadores sobre temas como a BR 040, hospital regional e investimentos na área de desenvolvimento industrial do município.
Hospital regional
O hospital regional tem sido um dos maiores anseios da população de Conselheiro Lafaiete e região, e ponto insistente de cobrança de suas lideranças junto aos governos. A obra encontra-se paralisada desde 2012. Em julho de 2021 foi aprovada em reunião da Assembleia de Minas a inclusão do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete no orçamento do estado, entre os seis que serão concluídos com os recursos de indenização da Vale, dentre as medidas compensatórias de responsabilidade da empresa em razão da tragédia ocorrida no município de Brumadinho.

O acordo, em princípio, não estabelecia quais os hospitais seriam beneficiados. A disputa política foi significativa, e o deputado Glaycon Franco (PV), conseguiu incluir a obra entre as escolhidas.
No dia11/08/2022 na Procuradoria Geral do Ministério Público, no COMPOR (Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do MPMG), foi assinado o termo de acordo de mediação para retomada e conclusão da obra do hospital regional de Conselheiro Lafaiete.
A assinatura do termo encerra as pendências jurídicas relacionadas ao convênio junto ao estado e permite a publicação do edital de licitação para as obras