Duas semanas após conquistar o terceiro lugar no campeonato mineiro de xadrez rápido feminino, a orientadora do projeto de extensão da UFSJ Xadrez nas Comunidades, Ana Gabriela Lobato Resende, foi além: subiu ao pódio também no campeonato brasileiro de 2022.
Ana conquistou a terceira colocação na modalidade xadrez rápido feminino no último sábado, 17 de setembro, em Teresina (PI).
Ana Gabriela também disputou a categoria blitz, no domingo, ficando entre as premiadas, com a quinta colocação. Ao longo do final de semana, chegou a derrotar a campeã e a vice do ano passado, Renée Brambilla e Cibele Florêncio.
“Chegar ao pódio no campeonato brasileiro, ao lado de jogadoras muito fortes, mostra que devemos correr atrás dos nossos planos, dos nossos sonhos”, celebra a enxadrista, que é aluna da Licenciatura em Música pela UFSJ. Para os próximos anos, o plano é lutar pelo título e, consequentemente, pela vaga no mundial.

Ana acredita que, ocupando espaços de destaque no xadrez brasileiro, pode servir de exemplo aos alunos do projeto de extensão e outras crianças e adolescentes de São João del-Rei e região. “Às vezes disputar um campeonato brasileiro ou até mundial parece distante, mas não é impossível. Isso que a gente quer sempre passar para nossos alunos e especialmente alunas, já que, infelizmente, as mulheres ainda são minoria no xadrez”.
Ana Gabriela treina com os orientadores do Xadrez nas Comunidades e também é aluna do portal Chessflix, parceiro do projeto. Para conhecer mais, acesse o Instagram @xadreznascomunidades
Fonte: UFSJ