Em preparação à cerimônia de beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina, a Arquidiocese de Mariana divulgou o hino oficial em honra à futura beata. Composto pelo seminarista José Mário Santana Barbosa e pelo organista Wallace Gabriel Moura da Silva, o cântico é uma homenagem às virtudes heroicas da mártir.
Segundo o Padre Geraldo Buziani, que está responsável pela Liturgia da cerimônia de beatificação, “a disponibilização do hino da futura beata é uma oportunidade para que todos os grupos canto da Arquidiocese de Mariana possam aprendê-lo de tal modo que, no dia beatificação, toda a assembleia possa ter uma participação bonita, especialmente, no momento da entrada das relíquias, quando será executado o hino de Isabel Cristina”. A cerimônia de beatificação será realizada em 10 de dezembro de 2022, em Barbacena.
O processo de criação
De acordo com José Mário, a ideia de compor um hino para a futura da beata surgiu nos dias seguintes ao reconhecimento do martírio de Isabel Cristina, feito pelo Papa Francisco em 27 de outubro de 2020. À época, em conversa com o organista Wallace, eles se dispuseram a escrever a canção, a fim de marcar esta importante celebração. “Depois disso, nós passamos por um longo momento de leitura e de pesquisa sobre a vida dela”, comenta José Mário.
A partir disso, os autores iniciaram os trabalhos de escrita da letra e composição da melodia, sempre em constante diálogo, de modo que garantisse um hino harmonioso e bonito. Nos versos, os aspectos da virgindade, do martírio, a vida da Serva de Deus na sua família e na sua comunidade, bem como um pedido por sua intercessão, especialmente, pelos jovens são ressaltados.
Por sua vez, o organista Wallace explica que uma das suas preocupações durante os trabalhos foi que a melodia fosse simples, sem muitas questões técnicas e com saltos complicados, de modo que favorecesse o aprendizado de todos. “A ideia é que seja uma música que as pessoas consigam cantar facilmente”, destaca.
Ouça o hino:
Texto: Arquidiocese de Mariana