Mobilizar a juventude é um dos maiores desafios da política. Em Conselheiro Lafaiete, este papel muitas vezes é protagonizado pelo Coletivo Lafamob, grupo de jovens que discute o assunto e busca engajar a população da cidade nas discussões sociais.
Em 2022, o coletivo traz de volta o quadro “Fala aí Candidato”. Ele, que estreou em 2020 conversando com os postulantes à Prefeitura de Lafaiete, agora irá conversar com aqueles que querem assumir cadeiras na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e no Congresso Nacional.

A ideia é, utilizando a internet, buscar aproximar a juventude daqueles que querem se eleger e debater as propostas que os candidatos possuem. Wanderson Martins, uma das lideranças do coletivo conversou com o Fato Real sobre a iniciativa e detalhou como o projeto irá funcionar: “Será através de lives, com sabatinas, onde nós nos organizamos dentro do coletivo. Formulamos algumas perguntas e levamos para os candidatos, a fim de ouvir as respostas dos mesmos e os pontos de vista de cada um sobre pontos os quais a gente julga que são importantes. Pontos esses como macrotemas relacionados à juventude como saúde, educação, emprego e acesso a cidade”, destaca Wanderson.

O coletivo acredita que esta é uma forma de, não apenas levar informação para o público, mas também de criar uma relação com os candidatos. Caso sejam eleitos, eles poderão ser fiscalizados, cobrados e demandas da cidade poderão chegar a eles com mais facilidade.
Nesta sexta-feira (09) foi divulgado o cronograma do programa. No dia 11 de setembro o entrevistado será Osvaldo Lopes, no dia 12 será Lucas Paulino, no dia 15 é a vez de Elisa Lopes e no dia 29 será Zilda Helena.
Jovens e as eleições
No início do ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se engajou em uma campanha para que jovens tirassem o título de eleitor. A campanha foi apoiada por artistas e influenciadores. A ação surtiu efeito e o número de eleitores com menos de 18 anos cresceu muito. Wanderson acredita que a juventude será um dos diferenciais para o processo eleitoral neste ano e salienta que os candidatos que consigam mobilizar e representar a juventude podem ser eleitos apenas com o voto dos mais jovens, pois há uma carência de representatividade deste grupo.
Candidatos da região
Sempre é pauta das discussões, a importância de votar em candidatos que representem a região. Wanderson Martins destaca que, o coletivo Lafamob não irá apoiar nenhum candidato.
O coletivo é suprapartidário e abrange os interesses dos integrantes voluntários que são uma massa diversa.
Logo, a liderança destaca que não há predileção por candidatos de Conselheiro Lafaiete e região, no entanto, por candidatos da região terem o acesso mais fácil, eles devem figurar nas lives do quadro “Fala aí candidato”. “E claro tem um interesse em saber o que os candidatos da nossa região estão propondo justamente por o nosso coletivo se situar aqui, mas não é uma questão de nós não estamos fazendo campanha pra ninguém” salienta Wanderson Martins.