O Circuito Villas e Fazendas lança na manhã desta sexta-feira 09/09, o Catálogo de Experiências Rotas Villas e Fazendas.
Desde 2001, o Circuito tem realizado projetos e parcerias que fomentam e desenvolvem o turismo nas cidades envolvidas. O deputado estadual Glaycon Franco, que foi membro da Comissão do Turismo e Cultura e criou a Frente Parlamentar em Defesa do Turismo no Alto Paraopeba, Vale do Piranga e Campo das Vertentes destinou, recentemente, emenda na ordem de R$ 260 mil para que o Circuito Villas e Fazendas possa, entre outras ações, executar o Projeto Rotas Turísticas – promovendo as potencialidades e a economia de cada uma das 12 cidades envolvidas.
Em 2021, o deputado Glaycon Franco apresentou o Projeto de Lei 3321, que reconhece como de relevante interesse cultural de Minas Gerais o método de fabricação da cachaça do Vale do Piranga. Em abril de 2022 o projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Glaycon também empenhou-se pela criação da “Via Gastronômica Lafaiete/Itaverava”, evidenciando a interligação dos municípios, por meio dos sabores e variedade da culinária, como promissora opção turística, com potencial para ampliar a geração de desenvolvimento, emprego e renda na região.

Fazem parte do circuito Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Itaverava, Lamim, Piranga, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes e Senhora de Oliveira.
Os 12 municípios oferecem uma gama de produtos e serviços aos seus visitantes, além de suas belezas naturais. São produtos que variam da arte do artesanato, feito tradicionalmente por famílias, até o investimento em tecnologia e industrialização que agregam qualidade às marcas de produtos comercializados em todo o estado.
Nesta diversificação estão as mais famosas quitandas, a inigualável culinária mineira, queijos, azeite, as apreciadas cervejas artesanais e as premiadas cachaças – que podem ser encontradas em eventos como os circuitos gastronômicos.