A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Congonhas, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e o Ministério Público se reuniram na última semana com representantes de várias mineradoras que atuam na cidade para cobrar união dos esforços, apoio e maior adesão ao plano de controle ambiental municipal.
Durante o encontro o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Moreno, a secretária Adjunta, Ana Gabriela Dutra e o promotor de Justiça, Vinícius Alcântara, comentaram sobre os cenários de poluição referentes à atividade minerária e apontaram ações de mitigação destes impactos.
A Prefeitura e o Ministério Público expuseram a necessidade de cooperação das empresas para o custeio da renovação da licença do software utilizado para a gestão de dados ambientais ou a aquisição de um novo e mais moderno software que garanta a manutenção do gerenciamento destes índices que já é praticado no município.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente encaminhará um ofício para as empresas com as propostas de softwares necessários para a garantia da manutenção ou melhoramento do monitoramento e gestão de dados ambientais do município. As empresas também foram convidadas a participar do encontro com especialistas e pesquisadores que a Prefeitura de Congonhas estará promovendo em outubro, para tratar sobre importantes questões. O objetivo é trocar experiências técnicas para traçar planos de ações para melhorias.
Fonte e foto: Prefeitura de Congonhas.
