Você acompanhou nos últimos dias aqui no Fato Real um embate entre prefeitura e sindicato. Na sexta feira (05/09) em assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Conselheiro Lafaiete foi deliberada paralisação de um dia de trabalho, prevista para esta quinta-feira (11) e uma “operação tartaruga”. O sindicato relatou diversas questões trabalhistas como motivação.

Em entrevista ao Jornal Falado Carijós prefeito Mário Marcus (DEM) falou sobre o assunto. O mandatário classificou a reação do sindicato como “totalmente irresponsável, sem propósito e descabido para o momento”. O prefeito destacou que tem mantido diálogo constante com o sindicato e que já encaminhou para a Câmara dos Vereadores, projeto de lei que prevê o aumento do vale-alimentação, inclusive em percentual acima dos índices inflacionários; uma das reivindicações dos servidores. Além disso, segundo ele, está acontecendo uma ampla reforma administrativa no município para atender as reivindicações da classe.
Sem paralisação
Segundo o presidente do sindicato, Valdney Alves, nesta quarta-feira (10) houve uma reunião na sede da entidade em que estiveram presentes os secretários municipais Simone do Carmo Silva (Governo), Felipe Vagner Batista (Administração), Cláudio de Castro Sá Filho (Fazenda), além o procurador do município, Cayo Noronha. Eles se encontraram com Valdney Alves, uma comissão de servidores, dirigentes sindicais e o advogado da entidade.
Ficou acordado entre as partes a retirada do projeto de lei que trata do vale-alimentação. Outros itens da pauta do sindicato foram atendidos, como os pisos salariais dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Depois desta primeira rodada de negociações, foi decidido pela suspensão da paralisação até terça-feira (16).
