A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete entrega nesta sexta-feira às 19h a restauração da “Fonte da Independência”, popularmente conhecida como fonte luminosa da praça Tiradentes, no centro da cidade. Após a reinauguração acontecerão apresentações artísticas e culturais. A data foi escolhida em homenagem às mães que celebram seu dia no domingo, 08 de maio.
A obra foi feita com recursos do FUMPAC (Fundo Municipal de Patrimônio Cultural) no valor de R$505.403,25 (quinhentos e cinco mil, quatrocentos e três reais e vinte e cinco centavos).
O secretário de Cultura, Geraldo Lafayette, destaca que projetos como este garantem espaço para a memória da cidade: “A gente está fazendo isso com uma alegria porque era um sonho ver essa fonte de acordo com o que ela era no seu original. A fonte foi construída e inaugurada em 1940 pelo prefeito Mário Rodrigues Pereira e agora, 82 anos depois, ela sofreu uma restauração completa mudando todo seu seu equipamento, mas mantendo as suas características originais daquela época. Quando a fonte foi construída, Lafaiete era uma das poucas cidades tinham condições de ter. Em Minas Gerais, só a cidade de Pouso Alegre tem uma fonte como a nossa. Era um marco de modernidade para a cidade ter uma fonte luminosa”, salienta o secretário.

Segundo Geraldo Lafayette, a dança das águas foi orientada por pessoas mais velhas, que sabiam como ela acontecia no original. O coreto da praça também foi repaginado e agora conta com nova pintura e nova iluminação
Além da inauguração, atrações como a banda Santa Cecília, dos grupos de seresta Pelos Cantos da Casa e Rios ao Luar participarão do evento.