Os dados mais recentes coletados junto ao Hospital Bom Jesus – HBJ, de Congonhas, apontam para uma conclusão alarmante. A maioria das pessoas que está se internando em leitos de UTI ou de enfermaria não tomou todas as doses da vacina ou até nenhuma dose.
Em janeiro, foram 15 internações em leitos de CTI, sendo nove casos positivos para Covid (60% das internações em terapia intensiva). Destes, sete se recuperaram e dois foram a óbito. São cidadãos de Congonhas seis destes pacientes e o restante de cidades da macrorregião de saúde. Dos nove casos positivos, dois estavam sem vacina e três com esquema vacinal incompleto, sendo que o maior número de pessoas internadas possuem idade que variam entre 50 e 60 anos, sendo o mais novo com 35 e o mais velho com 91.
Já nos leitos clínicos, com risco moderado, mas com certa gravidade, 11 pacientes foram internados no mesmo mês. Destes, cinco testaram positivos (45% dos casos confirmados) e 6 negativos, mas que entram como casos suspeitos. Dez destes foram cidadãos de Congonhas. Dos cinco positivos, um estava apenas com a primeira dose e três sem a dose de reforço.