O Athletic Club de São João del-Rei publicou uma nota de repúdio nesta quarta-feira (16/02) contra a arbitragem que conduziu a partida do time contra o Atlético na última terça-feira (15) pela sétima rodada do Campeonato Mineiro.
O jogo terminou 1 x 0 para o time da capital. O gol do Atlético é o alvo da maior polêmica da partida. Isto porque ele surgiu nos acréscimos do segundo tempo, após um pênalti, que teria sido cometido pelo zagueiro Sidimar em cima do atacante Ademir.
No documento, o “Esquadrão de Aço” salienta que não tem dúvidas que a jogada não foi faltosa e reclamou de uma falta não marcada em cima do volante Kadu no início da jogada. O clube considerou a arbitragem como “grotesca” e salientou que espera que “os resultados sejam determinados exclusivamente pelo desempenho esportivo dentro de campo, não tendo como protagonistas aqueles que supostamente estão presentes para assegurar a condução imparcial, ética e em conformidade com os regulamentos”.
A partida era um confronto direto. Em campanha destacada no Campeonato Mineiro deste ano, o Athletic está na zona de classificação para o mata-mata da competição. A equipe estava em 3° lugar, com a derrota, o clube de São João del-Rei desceu uma posição na tabela. O Atlético, com a vitória, se tornou o líder da competição.

Leia a nota completa:
O Athletic Club manifesta sua total indignação com a atuação da equipe de arbitragem composta pelos Srs. Paulo César Zanovelli da Silva, Felipe Alan Costa de Oliveira, Magno Arantes Lira e Daniel da Cunha Oliveira Filho, responsáveis pela condução da partida contra o Clube Atlético Mineiro ocorrida no dia 15 de fevereiro de 2022.
Nos acréscimos do segundo tempo, o árbitro principal marcou pênalti a favor da equipe mandante em razão de suposta falta cometida por Sidimar em Ademir, oportunidade convertida por Hulk e que decretou a vitória do clube da capital.
Trata-se de jogada normal, em lance no qual, sem dúvida alguma, o zagueiro apenas utiliza seu corpo com força compatível para proteger a bola e possibilitar a sua recuperação pelo goleiro Pedro Rocha.
Importante destacar que, na disputa de bola anterior ao lance em questão, o árbitro faz nítido movimento indicando que iria marcar falta de Hulk em Kadu. Contudo, ao observar o trajeto da bola, opta por dar continuidade e, logo em seguida, assinala o pênalti.
A falha grotesca da arbitragem interfere não apenas no resultado desta partida específica, mas prejudica todo o trabalho a longo prazo que vem sendo desenvolvido pelo Athletic Club, que tem o Campeonato Mineiro Sicoob 2022 como a principal competição da equipe profissional.
Espera-se que os resultados sejam determinados exclusivamente pelo desempenho esportivo dentro de campo, não tendo como protagonistas aqueles que supostamente estão presentes para assegurar a condução imparcial, ética e em conformidade com os regulamentos.
Dessa forma, em respeito ao esporte, aos seus atletas, aos torcedores e à sua centenária história, o Athletic Club manifesta seu profundo descontentamento com a atuação da equipe de arbitragem e espera que a Federação Mineira de Futebol adote as medidas cabíveis para que erros como este não prejudiquem mais o espetáculo.