A região segue sentindo os impactos do novo aumento de casos de Covid-19. O Hospital Ibiapaba CEBAMS de Barbacena anunciou que a partir desta sexta-feira (21/01) as permissões de visitas a pacientes internados e presenças de acompanhantes sofrerão mudanças por tempo indeterminado.
Visitas a pacientes internados em todas as enfermarias e apartamentos estão suspensas. O mesmo vale para visitas religiosas e de voluntários. A exceção é para pacientes internados com prognóstico reservado, que terão direito a um visitante por vez, em horários determinados pelo Hospital.
Para CTIs e Sala Vermelha será permitida a presença de um visitante por dia. Nos CTIs as visitas acontecerão de 15h às 16h. Na Sala Vermelha o horário será de 17h às 17h30.
Em relação à presença de acompanhantes no hospital, caso seja necessário ou por exigência da Legislação, será permitida a presença de apenas um acompanhante por paciente. Pacientes internados em apartamentos e enfermarias que possuam acompanhantes poderão efetuar o revezamento desses acompanhantes apenas duas vezes por dia, nos horários de 08h às 09h e 17h às 18h. Para atendimentos na Emergência, Hemodinâmica e Oncologia será permitida a presença de apenas um acompanhante por paciente.
Para visitas permitidas e acompanhantes é obrigatória a apresentação de cartão de vacina com as duas doses da vacina contra a Covid-19. O uso de máscara também é obrigatório.
Aumento de casos
Na noite desta quinta-feira (19/01) a direção do Hospital Ibiapaba CEBAMS emitiu uma nota onde manifesta a preocupação com o aumento de casos de Influenza e Covid-19 em todo o Brasil, bem como a alta taxa de transmissão da variante Ômicron do SARS-CoV-2 pela região. Este cenário impacta diretamente a assistência do Hospital, que passa pelo aumento no afastamento de seus profissionais de saúde que se contaminaram com o Novo Coronavírus ou com Influenza.

Diante deste cenário, o Hospital Ibiapaba CEBAMS trabalha neste momento com escala reduzida em sua equipe e atendimentos pouco urgentes ou não urgentes na Emergência podem ter o tempo de espera aumentado consideravelmente. Nossa equipe trabalha arduamente para assegurar os atendimentos solicitados, sobretudo aqueles das nossas referências. A unidade salienta que não há desassistência no Hospital Ibiapaba CEBAMS.
A direção encerra a nota pedindo à população que se vacine, continue usando máscaras, fazendo a higienização adequada das mãos e mantendo distanciamento social para evitar a proliferação dos vírus.
Leia também: Profissionais de saúde testam positivo para Covid e Santa Casa de Barbacena reduz escala de atendimento
