A Prefeitura de Ouro Branco emitiu comunicado neste domingo (09/01) solicitando que moradores evitem sair de casa e que não façam deslocamento para estradas. O pedido deve-se às fortes chuvas que atingem todo o estado de Minas Gerais
Durante a manhã, estiveram reunidos o prefeito Hélio Campos; o vice-prefeito, Celso Vaz; o secretário de Segurança Pública, Coronel Sérgio; a gerente de Desenvolvimento Social, Lucélia Reis e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Neilor Aarão estão reunidos na Prefeitura para a avaliação geral do impacto das fortes chuvas na cidade.

Até o momento, os registros em Ouro Branco são de casos de menor complexidade e sem gravidade. Houve deslizamentos de terra, quedas de muros, obstrução de pistas, etc, nas áreas urbana e rural. Segundo o Executivo municipal, as demandas já foram atendidas pelas autoridades.
As ruas Miguel Vieira Júnior e a via na parte alta da capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, ambas no centro, estão preventivamente sinalizadas. As equipes de Proteção e Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura seguem em sistema de plantão para dar suporte à comunidade na área urbana e rural.
A Defesa Civil de Ouro Branco disponibiliza os seguintes telefones para contato: (31) 9 9272-0205, (31) 9 8655-8543, (31) 9 8798-4813, (31) 9 82523327 e 3938 1054. Além disso, situações de risco podem ser comunicadas à Polícia Militar pelo 190 e ao Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Abastecimento de água
A Copasa divulgou nota neste domingo informando que as chuvas também prejudicaram a prestação de serviço da empresa. Segundo a companhia, será necessária a limpeza da barragem do córrego Veríssimo, onde é feita a captação da água.
Com a ação, o abastecimento será feito de forma intermitente na cidade. A previsão é que a situação seja normalizada até a noite.
Doações para cidades vizinhas
O Fórum de Desenvolvimento Regional e Secretaria de Desenvolvimento Social de Ouro Branco, realiza campanha para a arrecadação de doações para as vítimas das chuvas.
Segundo o setor, a cidade se coloca à disposição e segue em contato com os municípios vizinhos que necessitarem de apoio.
Tendo em vista a solicitação oficial da cidade de Itabirito, estão sendo arrecadados: alimentos não perecíveis, materiais de higiene, roupas de cama, cobertores e colchões limpos.
Ponto de recolhimento: 7h às 17h, de segunda (10) a quarta-feira (12), no Ginásio Poliesportivo Raimundo Batista, entrega aos Anjos da Rua. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3938-1061.