
Com previsão de mais chuva para este domingo (09/01) cidades da região do Alto Paraopeba, Vertentes e Vale do Piranga vão se unindo para minimizar os impactos causados pelo período chuvoso.
Moradores de Congonhas recebem a solidariedade e grupos se organizam para arrecadação de alimentos, roupas e outros objetos para doar a quem perdeu seus pertences. A cidade teve vários pontos alagados. Há pontos de recolhimento em Lafaiete. Veja abaixo.
E em uma tenda no estacionamento do Supermercado BH, na saída para Ouro Branco, também estão sendo arrecadados roupas e alimentos para os desabrigados de Congonhas.
Na região do Jardim Profeta uma mãe pediu ajuda para a filha, que estava ilhada em casa, em trabalho de parto. Equipes da força-tarefa estiveram no local e nesta manhã ela foi resgatada do local em segurança.
Em Moeda, o prefeito Décio Vanderlei dos Santos, emitiu, neste domingo (09), o decreto 02/2022 que decreta situação de emergência nas áreas do município afetadas por desastres naturais devido às fortes chuvas.
Jeceaba é outra cidade que sofre com as enchentes. Segue chovendo no município neste domingo, que contabiliza vários pontos de casas e comércios alagados. Há pessoas desabrigadas e desalojadas.
Em Lafaiete há registros de deslizamentos nos bairros Amaro Ribeiro, São João, Moinhos e em Gagé.
As informações de ontem eram de que o rio Bananeiras havia subido 40 cm, sem sair da calha. Segundo a Defesa Civil já choveu nas últimas 72 horas, entre 110 a 120 mm. Não há ainda atualização de hoje.