O ano de 2021 foi movimentado na esfera política de Conselheiro Lafaiete. Com duas CPIs instaladas pelo Legislativo municipal para investigar as ações da Prefeitura frente à crise do transporte público coletivo e administração da pandemia de Covid-19, foi-se especulado que haveria um clima de tensão entre os dois poderes.

No entanto, o prefeito Mário Marcus (DEM) fez questão de afastar essa possibilidade. Em entrevista exclusiva à jornalista Gina Costa o mandatário destacou que entende que a Câmara fez o seu papel na fiscalização das ações do Executivo. Questionado, o prefeito pontuou que não entende que tenha saído fortalecido ou enfraquecido politicamente das investigações, no entanto, afirma que elas podem ter sido benéficas para o município: “A saúde de Conselheiro Lafaiete sai fortalecida, porque através da apuração das denúncias, de possíveis irregularidades e necessidades, que foram apontadas na CPI, nós iremos tomar as atitudes necessárias para que possamos estar buscando essas melhorias. Então, ganha a cidade, ganha a população. Não se trata do prefeito sair fortalecido, mas acho que a cidade sai fortalecida, pois busca-se o entendimento do Legislativo e Executivo de promover as melhorias tão necessárias que todos nós sabemos na área da saúde”, afirma o prefeito.
Recomendação do Conselho de Saúde

Na última semana, o Conselho de Saúde de Conselheiro Lafaiete emitiu uma recomendação de afastamento para os servidores da pasta que foram apontados por envolvimento na CPI da Covid-19.
Questionado sobre o pedido, o prefeito Mário Marcus deu sinais de que não irá acatar a recomendação do Conselho e destacou que o relatório da Câmara fez o pedido por um Processo Administrativo Disciplinar contra alguns dos citados na CPI e que o Executivo abrirá alguns destes processos.
Mudanças no Secretariado
Para o ano de 2022 o prefeito Mário Marcus confirmou que está aberto a mudanças no Secretariado municipal. Segundo o mandatário, essas alterações por vezes se fazem necessárias, buscando melhorias ou adequações para as mudanças que são visadas pela Prefeitura.
Especula-se que mudanças acontecerão na pasta da Saúde, “no entanto, a Prefeitura deve agir com cautela visando não comprometer o atendimento à população”, diz Mário Marcus.
Leia também: Prefeito avalia gestão em 2021 e anuncia construção de UPA para o próximo ano.
